Conhecimento e Verdade: Erros e Acertos - por Jung

Compartilhe. . .

.
"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é." (Carl Gustav Jung)



Conhecimento produzido por ensaio e erro, em Jung?Carl Gustav Jung, falecidos em 1961, foi um dos vários pesquisadores que contribuíram para a constituição da Escola Analítica da Psicologia. Considerado um dos maiores psiquiatras da história, seus estudos encouraram conceitos como: extroversão, introversão e o inconsciente coletivo. Seu trabalho, que tende a interpretar os distúrbios mentais e emocionais como uma tentativa do individuo de buscar a perfeição pessoal e espiritual, é considerado como uma ampliação das postulações psicanalíticas de Freud.
Curiosamente, com a frase expressa acima, Jung se aproxima muito da corrente teórica arqui-rival da Psicanálise, o Behaviorismo ou Comportamentalismo. Esta última tem como um de seus pilares teórico a afirmação de que grande parte da aprendizagem ocorre pelo que se chama de Ensaio e Erro.

Compartilhe. . .

0 comentários: