Frases Inteligentes e Interessantes

Compartilhe. . .

Platão, um filósofo e matemático grego que viveu três séculos antes de Cristo, certa vez disse:

-"O homem verdadeiramente sábio sempre desejará estar com quem seja melhor que ele mesmo."
É uma frase inteligente, caso contrário não teria sobrevivido por mais de dois mil anos. Uma forma de seguir o conselho de Platão é estar como os sábios através de suas manifestações, perpetuadas pela sapiência ou inteligência contida. Então aproveite e esteja com alguns deles:



Francois de La Rochefoucauld, (pensador francês que influenciou profundamente a Nietzche):

-"A forma mais fácil de ser enganado é acreditar que se é mais esperto que os outros."
Rochefoucauld demonstra o erro de um comportamento que é quase o reverso do apregoado por Platão. O sábio sabe que não sabe tudo, enquanto o “esperto” imagina ter toda a sabedoria necessária.



Jean Jacques Rousseau (Filósofo, escritor, teórico político suíço. Figura marcante do Iluminismo francês):

-"A natureza não nos engana nunca; somos sempre nós que nos enganamos."

Em tempos de tantas ameaças ecológicas e ambientais, até parece que Rousseau foi um futurólogo do passado. Se pensávamos que poderíamos passar incólumes, nossa ilusão não foi por falta de aviso.



Gustavo Le Bon (psicólogo social, sociólogo e físico amador francês):

-"Uma multidão não precisa ser numerosa para que fique destruída a sua capacidade de ver corretamente e para que os fatos reais sejam substituídos por alucinações sem ligação entre eles. (...) A faculdade de observação e o espírito crítico, que cada qual possui, inteiramente se dissipam." (no livro Psicologia das Multidões)
Seria Le Bon o precursor do conceito de Efeito Manada, onde tantas vezes as multidões caminham agrupadas rumo a um destino incoerente e incerto, que muitas vezes pode ser o simples abatedouro?



Graça Aranha (escritor e diplomata brasileiro):

-"O pecado é necessário à redenção, porque faz a alma passar pelo sofrimento, indispensável à salvação." Que os excessivamente crentes não me entendam mal, mas no modo de ver de Aranha é obrigatório pecar para fugir do fogo eterno. Polemico e esclarecedor. Não?

Compartilhe. . .

0 comentários: