A Árvore e As Expectativas.

Compartilhe. . .



Um dia, diante de uma velha árvore torta, toda vergada pelo tempo, o sábio de um vilarejo ofereceu a sua própria casa para quem "conseguisse ver o pinheiro na posição correta". Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria "enxergar a árvore na posição correta"? Mas ela era tão torta que as sentiam-se impossibilitadas de cumprir o desafio do sábio.

Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso, que ver aquela árvore em sua posição correta era vê-la como uma árvore torta. Só isso!

Nós temos em nós, esse jeito, essa mania de querer "consertar as coisas, as pessoas e tudo mais" conforme nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta é extremamente importante exergá-la como árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é. Se você tentar "endireitar" a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer... por isso é fundamental aceitá-la como ela é.

Nos relacionamentos é comum um criar no outro expectativas próprias, esperar que o outro faça aquilo que ele sonha e não o que o outro pode oferecer. Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão ao alcance dos outros. Porque temos essa visão de "consertar" o que achamos errado.

Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado. Os pais sofreriam menos com seus filhos, pois conhecendo-os, não colocariam expectativas que são suas, na vida dos mesmos, gerando crianças doentes, frustradas, rebeldes e até vazias.

Tente, pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor.

Torta pode ser a melhor forma de uma árvore crescer.

E para terminar, olhe para você mesmo com os "olhos de ver" e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez. Pode ser que a sua árvore seja torta aos olhos das outras pessoas, mas pode ser a mais frutífera, a mais bonita, a mais perfumada da região e isso não depende de mais ninguém para acontecer, só depende de você.





Compartilhe. . .

0 comentários: